Por que o Google tem esse nome?

Mosaico no Instagram
março 2, 2020
Show all

Por que o Google tem esse nome?

Se você está navegando por aqui é porque provavemente utiliza o Google. Será que você leitor poderia imaginar que a palavra Google, havia surgido por um erro ortográfico ou do acaso? 

Essa gigante da tecnologia se tornou uma empresa soberana quando o assunto é mecanismos de busca. O Google é uma grande empresa de tecnologia sediada em Mountain View, na Califórnia. é o principal o mecanismo de pesquisa e o mais popular do mundo, e você pode acessar o mecanismo de pesquisa do Google digitando “google.com.br“.

Por mais que você utilize essa ferramenta todos os dias, será que você tem ideia do significado desse nome?

Qual é o significado existente por trás dessa palavra tão misteriosa?

A verdadeira história desse mecanismo de busca iniciou-se nos anos 90, dois estudantes de pós-graduação da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, decidiram unir seus conhecimentos em programação e matemática para criar um mecanismo de busca para a internet.

Após desenvolverem esse programa, entraram em comum acordo e então decidiram batizar o seu novo negócio com o nome de BackRub. ( O Google trabalha com o que é conhecido como backlinks.)Felizmente, eles foram espertos o suficiente para perceber que o BackRub era o pior nome de empresa de tecnologia na história das empresas de tecnologia e que precisavam encontrar algo um pouco mais apropriado.
Então houve Googol (plex)Durante mais uma sessão de brainstorming, o amigo Sean, um colega de pós-graduação, sugeriu a palavra googolplex.

Sim, quando você faz a pergunta “o que o Google quer dizer”, acontece que o Google é um erro ortográfico de um termo matemático da vida real, googol.
Googolplex é o nome de 10 para o poder do googol. Googol é o nome usado pelos matemáticos para referenciar 10 ao poder de 100, ou:
10.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000, 000.000.000.000.000.000.000.000.000
Isso é 1 mais 100 zeros.

O nome googol e googolplex foram originalmente inventados por Milton Sirotta, sobrinho de Edward Kasner, um famoso matemático americano. Como Milton colocou, o googolplex foi um atalho para um número que seria tão grande que você teria que escrever “um, seguido de escrever zeros até você se cansar”. É claro que seu tio achou que essa definição não era específica o suficiente “Pessoas diferentes se cansam em momentos diferentes e nunca seria bom ter Carnera, famoso boxeador da época. Ser um matemático melhor do que o Dr. Einstein, simplesmente porque ele tinha mais resistência e podia escrever por mais tempo!” Então ele deu googolplex a definição oficial de ser 10 para o poder de googol, ou 10 para o poder de 10 para o poder de 100.Para eles o nome escolhido ainda não soava bem para um mecanismo de buscas. Foi aí, que em meio a um brainstorming que o nome Googol foi sugerido.

O significado de Googol é um termo matemático criado por Milton Sirotta, sobrinho do matemático, Edward Kasner.

Edward Kasner perguntou ao seu sobrinho, qual palavra vinha em sua mente, que poderia melhor representar o maior número que ele pudesse imaginar, seu sobrinho rapidamente respondeu: Googol. A partir de então essa palavra passou a ser utilizada para representar o numero 1 acompanhado de 100 números zeros na frente. Esse é o valor de Googol.

Nesse ponto, a pergunta que você está mais propensa a fazer do que “o que é o Google” é “o que significa o Google?” É por isso que quero falar sobre como o Google conseguiu seu nome. Você sabe, aquela palavra inventada que agora tomou seu lugar de direito no Oxford English Dictionary (logo após goog – gíria australiana para um ovo).

A sugestão do nome imediatamente suou como uma boa ideia. Afinal, o mecanismo que eles haviam criado tentava fazer exatamente isso. Indexar um número inimaginável de páginas.

Agora como o Googol acabou se tornando Google, é que é a parte mais cômica dessa história.

Tudo não passou de um erro de digitação! Sim! Google é um erro ortográfico de um termo matemático da vida real, googol. Por acharem que o a palavra Googol era escrita como Google, o nome atual da empresa surgiu pela primeira vez diante dos seus olhos mesmo sabendo que se tratava de um engano gramatical. Os sócios acabaram gostaram do resultado, considerando que o nome da empresa agora era mais original.

Fontes: SkillcrushMinilua. 

error: Content is protected !!